domingo, 10 de fevereiro de 2013

SAMUEL - REIS - CRÔNICAS

1 e 2 SAMUEL, 1 e 2 REIS, 1 e 2 CRÔNICAS Nestes livros os juízes não estão mais guiando Israel e sim, reis. Deus escolheu Saul como primeiro rei, mas Saul O desobedeceu. (1 Samuel 9:2). Quando Saul desobedeceu, Deus escolheu outro rei. Davi fora pastor quando menino. Ele amava muito a Deus e era muito corajoso, matou um gigante chamado Golias. (1 Samuel 17:4). Davi tornou-se um soldado tão bom que Saul ficou com inveja dele e tentou matá-lo. Durante aqueles dias difíceis, Davi aprendeu a depender cada vez mais de Deus. Deus o protegeu de Saul e quando este morreu, Deus deu o reino a Davi.
Davi foi um bom rei, embora não fosse perfeito. Apesar de Davi ter pecado, Deus o chamou de "homen segundo o meu coração" (At 13:22).
Depois da morte de Davi, seu filho Salomão tornou-se rei. Salomão construiu um lindo templo. Era um lugar magnífico, mas em breve o povo começou a negligenciar a adoração a Deus. A nação dividiu-se : o reino do norte foi chamado Israel e o reino do sul, Judá. Muitos reis governaram depois de Salomão. Alguns foram bons, mas outros perversos e desviaram o povo de Deus. Finalmente, tanto Israel quanto Judá foram conquistados. O povo de Deus foi levado como escravo para outras nações e o lindo templo de Deus acabou destruído.
Durante essa época, Deus usou os reis para governar o povo, mas Ele falava aos reis e às nações por meio de pessoas especiais chamadas profetas. Profeta é alguém que ouve a mensagem de Deus e a transmite ao povo. Um dos profetas era Samuel. Deus usou Samuel para ungir Saul e Davi como reis. Os profetas usavam frases como "Assim diz o Senhor Deus" quando falavam por Deus. Os profetas tinham de ser muito corajosos, pois a mensagem de Deus nem sempre era bem vinda. O profeta Elias quase foi morto por ter entregue a mensagem de Deus ao perverso rei Acabe (1 Reis 17).
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário