quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A NOIVA PERTENCE AO NOIVO


“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. João 17:24."

Existe um desejo no coração de Jesus: que nós estejamos onde Ele está, que nós estejamos com Ele. O desejo do coração de Deus é ter comunhão com o homem. A missão de Deus é arrebatar o meu coração e o seu coração para que nós venhamos a amá-lo com tamanha intensidade a ponto de nós atrairmos a presença Dele aqui para esta terra.
O plano principal de Deus é estabelecer o reino Dele aqui na Terra, e o objetivo principal do cristão deve ser colaborar com esse plano.
A igreja que vai presenciar a volta de Jesus é a igreja que anseia de todo o seu coração estar com Ele, pertencer à Ele, mas esta igreja precisa estar viva, estar atuante, precisa estar de pé.
Eu não me refiro há estrutura, prédio, placa, eu me refiro à pessoas (eu e você = nós), pessoas que são pedras vivas ligadas à pedra fundamental que é Cristo. (Ministração Nívea Soares)

Existe uma noiva sendo preparada para um noivo, uma noiva sem mácula, caminhando em obediência, em plena concordância com Jesus, comprometida com a Sua vontade.
A noiva precisa estar com o coração aberto para acolher os outros em suas lamentações;
A noiva não intenta o mal contra o próximo;
A noiva perdoa porque foi acolhida pelo perdão de Deus.
A noiva é misericordiosa, pacificadora;
A noiva rejeita a maledicência e paga o mal com o bem;
A noiva se esvazia de si mesma e se enche da graça de Deus e isto é evidenciado em suas atitudes;
A noiva não se promove com uma falsa espiritualidade;
A noiva combate a violência, rejeita a injustiça e proclama a paz;
Para ser esta noiva é preciso estar alinhada com o noivo (Cristo).

Essa noiva somos nós (igreja = corpo de Cristo)

Você pode estar pensando: Mas eu sou tão falho, a minha caminhada está difícil, está pesada!
Se você estiver se sentindo assim, lhe convido a meditarmos juntos no texto do Salmo 30:

Inicialmente o salmista (Davi) reconhece suas fragilidades e suas limitações, bem como sua vulnerabilidade diante das dificuldades da vida. Ele fala que era alvo das zombarias e das brincadeiras de mau gosto de algumas pessoas, que o salmista chama de inimigos (v. 1).
Ele descreve a situação da sua saúde, que estava agravada. Em outras palavras, o autor do salmo estava à beira da morte quando foi contemplado pela misericórdia de Deus (v. 2-3). Davi, em sua oração, registra o choro e o lamento que tomou conta da sua vida em virtude da sua fragilidade e fraquezas humanas (v. 5) e não deixa de mencionar que ficou confuso e desorientado quanto à vida e os desafios que estavam presentes em sua vida (v. 7).
Este sentimento e esta constatação da precariedade da vida humana devem acompanhar aqueles e aquelas que têm fé, a esperança, e a graça de Deus em suas vidas.
É natural que a pessoa humana, em sua experiência com Deus, esqueça suas limitações.
Mas devemos reconhecer nossa fragilidade ante o poder e a grandeza de Deus.
O salmista aprendeu a ser humilde e a confiar em Deus.
No versículo 6 ele declara: "Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: jamais serei abalado". Ou na linguagem de hoje: "Eu me senti seguro e pensei: nunca terei dificuldades". Ele se encontrava tranqüilo em sua prosperidade, riquezas, conquistas e na sua própria saúde. Achava-se inatingível. Estava enganado. Aprendeu grande lição.
Aprendeu que a segurança estava na confiança em Deus e que Ele age através de pessoas frágeis e imperfeitas porque é cheio de graça e misericórdia.

O verso 5 é o centro deste salmo. Ele ensina que o silêncio de Deus é momentâneo. Quando o salmista diz que chorou a noite toda revela que se sentia abandonado por Deus e inseguro quanto ao futuro. Ele confiava em sua prosperidade e quando adoeceu gravemente buscou a Deus, mas não recebeu resposta imediata. Orou e lamentou a noite toda buscando a graça de Deus.

Ainda no verso 5 o salmista ensina outra grande lição: o período de silêncio de Deus é curto e para nosso próprio bem, pois o "seu favor dura a vida inteira" - a bondade divina é para toda a vida. Os momentos de tensão, angústia, medo, fragilidade, desesperança e dor podem durar a noite inteira, mas o regozijo, o consolo, a paz, a segurança interior vêm pela manhã.

O salmista conclui seu salmo e sua oração com uma ação de graças - v. 12.
Ele aprendeu a importância da ação de graças e manifestou seu conforto e sua satisfação por todas as coisas, sabendo que elas refletem o cuidado do Deus eterno.
O salmista agradece porque Deus mudou os seus sentimentos: "converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria".
Ele convidou outras pessoas para seu culto em ações de graças, pois queria que todos reconhecessem o cuidado de Deus e a Ele fizessem ações de graças.

O Salmo 30 é um modelo de oração para nós.
Assim como Davi, faça a sua oração, apresente-se diante de Deus assim como você é, com verrugas e tudo. Como filho(a) de um pai amoroso, abra o seu coração e faça as suas petições. Exponha suas preocupações, frustrações, anseios, sua falta de fé diante das circunstâncias e provações. Peça ao Espírito Santo de Deus que trabalhe em você para alinhar o seu coração ao coração Dele, à vontade plena Dele, para que ele prepare você como sua noiva.

Perseveremos, dia após dia a fazer esta oração e convidemos outros para orarem conosco:
“Não queremos estar adormecidos, não queremos estar dispersos – queremos ser uma igreja cada vez mais alinhada com o coração de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário