sábado, 20 de novembro de 2010

História Bíblica: As 10 pragas

Texto Bíblico: Êxodo 6 a 11
Objetivo: Mostrar para a criança que é importante obedecer. Devemos obedecer a Deus, nossos pais, professores...

Versículo Chave:
“Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos 5:39

Captando a atenção:
Você pode começar a aula fazendo perguntas do tipo: Se um amigo pede para você roubar um doce, o que você faria? Se sua mãe lhe pede para ajudá-la a limpar os móveis, o que você faria? Se um estranho pede para você entrar no carro, o que você faria? Quando todos tiverem respondido às perguntas, fale acerca do que aconteceria se fizessem o contrário do que deveriam fazer. Então conte que a lição é sobre o que aconteceu com um homem que não obedeceu a Deus.

Transmitindo a lição:
Você lembra que Moisés foi escolhido por Deus para tirar o povo de Israel do Egito e que ele deveria falar com Faraó para que os libertasse? Moisés e Arão, seu irmão, foram falar com Faraó por duas vezes, mas o coração de Faraó estava endurecido e ele não permitia que o povo de Deus saísse.
Deus enviou então, 10 pragas para aquela terra, afim de que com o sofrimento, o coração do Faraó ficasse menos duro e fizesse a vontade dele.
1ª praga: Deus disse para Moisés mandar Arão estender a vara sobre as águas do Egito para que se transformassem em sangue.
2ª praga: Deus mandou Moisés falar para o Faraó libertar o seu povo, senão ele cobriria o país de rãs.
Mas nada disso mudava o coração do Faraó, e a cada praga, Deus mandava Moisés falar com ele.
3 ª praga : praga dos piolhos
4 ª praga : praga das moscas
5 ª praga : das pestes nos animais .
6ª praga : praga das úlceras
7ª praga : das saraivas
8ª praga : dos gafanhotos
9ª praga : das trevas.
(Você não precisa se deter muito em cada praga, mas falar o quanto as pessoas ficavam assustadas, e como o coração de Faraó era tão duro.)
Faraó não queria obedecer a Deus, e apesar de tantas pragas, ele não libertava o povo de Israel. Então Deus mandou seu povo fazer uma festa, a Páscoa, que seria uma preparação para a mais terrível de todas as pragas: a morte dos primogênitos (explicar a expressão). Deus mandou que as famílias de Israel colocassem sangue de cordeiro nas batentes da parte de cima das portas de suas casas para que seus filhos não fossem mortos. Então o Senhor feriu todos os primogênitos da terra do Egito. Só os israelitas, o povo de Deus receberam o livramento do Senhor. Só depois da morte dos primeiros filhos de cada casa, inclusive o seu próprio filho, foi que Faraó resolveu libertar o povo de Israel.
Recapitulando a lição:
Quantas foram as pragas? Porque Deus enviou as pragas? O que quer dizer primogênito? Os filhos dos israelitas também foram mortos? O que Deus ordenou que os israelitas fizessem para salvar seus filhos? O que aconteceu ao filho do faraó? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário