domingo, 16 de maio de 2010

8a. Virtude: Resumo do Livro - Quem a achará?

8a. VIRTUDE = EQUILÍBRIO


12 – Em todos os dias de sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal.
30 – A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada.

O QUE ELA É: Perseverante e equilibrada, eficaz e eficiente, realista e centrada, humilde e moderada.
O QUE ELA FAZ: Faz o bem e não faz o mal, investe para o futuro e vive o dia, age afetivamente, aceita o mérito.

A mulher virtuosa consegue fazer o bem à sua família, ao seu esposo, porque equilibra boas intenções com muito trabalho, muita ação. Ela não espera que coisas boas apenas aconteçam. Sabe que há esforço envolvido para que haja sucesso em qualquer tarefa. Neste sentido, ela não tem uma vida regida pela “lei do mínimo esforço” ou da preguiça. Afinal, até para nascer um filho de forma natural, a mulher se esforça, ainda que com dor.

A SUNAMITA x MÍRIAM

A SUNAMITA EQUILIBRADA: a mulher que pensa e age

2 Reis 4:8-22; 32-37
Aquela mulher que morava em Suném era uma pessoa de posses, e provavelmente deveria ter um grande número de empregados para cuidar das coisas para ela. Porém, isto não a tornava uma pessoa desatenta, alienada da realidade à sua volta. Por isso, quando o profeta Eliseu começa a freqüentar a sua casa, logo reconhece ser ele “um santo homem de Deus”

Ela poderia ter parado por aí e apenas usufruído da presença do profeta quendo este eventualmente, viesse pousar em sua casa. Entretanto, equilibrada, não quer tomar a iniciativa de ocupar o lugar do esposo nas decisões mais profundas do lar. Desse modo, durante uma afetuosa conversa com o marido, ela propõe transformar em ação sua intenção de ter o profeta mais próximo do seu lar.

O que ela faz? Propõe algo bem concreto, prático: “Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá”.

Que riqueza de detalhes, que visão equilibrada das necessidades daquele homem de Deus que passaria a pousar em sua casa! Uma cama iria satisfazer a necessidade de descanso; uma mesa aponta para a necessária alimentação; uma cadeira, disponibiliza usar a mesa como local de trabalho; e finalmente, a lamparina irá fornecer a luz necessária para trabalhar a qualquer hora do dia ou da noite.

A sunamita virtuosa não ficou apenas nas boas intenções: ela agiu concretamente! Equilibrou pensamento com ação, e intenção com atuação.

Certo dia, o filho desta mulher tem uma forte dor de cabeça e acaba morrendo no colo de sua mãe.

É neste momento que aquela mulher virtuosa mais demonstra seu quilíbrio, quando, vencendo a dor e o desespero, volta-se para a fonte que alimenta a sua fé: o relacionamento com o profeta de Deus.

Em lugar de abandonar seu filho morto no quarto, manda coloca-lo na cama do profeta e providencia para que Eliseu seja localizado e trazido de volta para seu etor da integridade físquarto.

A recompensa da sunamita não tardia: logo que chega àquela casa, o profeta Eliseu, movido por compaixão e pela fé que enxerga na sunamita, age com a mesma autoridade com que já atuara na vida dela antes, e trás seu filho de volta à vida!

MÍRIAM: a irmã que queria ser pai

Êxodo 15:19-21; Números 12:1-15

Míriam esteve presente na vida de Moisés desde quando ele era um bebê. Ela foi essencial para a sobrevivência do irmão, pois foi, provavelmente, um das parteiras que desafiou o decreto de faraó, que condenava todas as crianças judias do sexo masculino a morrerem. Por assim dizer, ela cumpriu um papel protetor da integridade física do irmão ainda bebê de colo, normalmente função do pai da família.

Neste sentido, para toda a nação judaica ela foi vista como uma mulher íntegra, citada pelo profeta Miquéias como ajudadora de Moisés e Arão na libertação do povo da escravidão egípcia (Miquéias 6:4).

Entretanto, agora Moisés já não era mais um bebê indefeso. Deus o havia chamado para a missão de libertador que estava se cumprindo, pois o povo estava sendo levado por ele através do deserto, em direção à Terra Prometida.

Reconhecendo esta posição singular, Miriam é cautelosa e não critica Moisés abertamente por este haver se casado com uma estrangeira. Mas começa a murmurar com o outro irmão, o mais velho, Arão.

Faltou equilíbrio a Miriam em não reconhecer que, embora Moisés não estivesse ouvindo as suas críticas, Deus estava ouvindo. E foi de Deus a iniciativa de disciplinar Miriam, tanto que Moisés, tão logo toma conhecimento da enfermidade da irmã dispõe-se a interceder por ela em oração.

Esta atitude de Moisés fez com que Deus abreviasse a disciplina dobre Miriam, e em uma semana ela foi restaurada ao convívio do povo. Mas, ela poderia ter evitado esse sofrimento à sua vida.

Uma vida equilibrada traz recompensas e evita sofrimentos. A mulher virtuosa sabe que a integridade da sua vida e das suas ações não se mede por uma aparência sem valor, que nada acrescenta. Por isso, ela quer que ser bem vista em tudo o que faz, reconhecida pelo seu equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário