domingo, 16 de maio de 2010

7a. Virtude: Resumo do Livro - Quem a achará?

7a. VIRTUDE = COMPETITIVIDADE


14 – De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias.

O QUE ELA É: Prudente, visionária, competitiva.
O QUE ELA FAZ: Vai longe para resolver, planeja, age com antecedência, cumpre planos, resolve.

Competitividade não tem um sentido negativo quando se aplica à mulher virtuosa.

Ausentar-se do lar e adaptar-se a circunstâncias que exijam sobrevivência é o contexto da competitividade da mulher virtuosa. Pense na multidão de mulheres que enfrentam uma jornada de trabalho e ainda trazem recursos para o lar, e depois fazem “serão” no trabalho doméstico nos dias atuais.

Nada é inatingível, que resista à investida persistente da mãe que deseja o melhor para um filho, para o seu esposo, e também para si mesma.

Compete contra os obstáculos e não contra as pessoas. Luta contra as impossibilidades e não contra os meios. Vence as ondas, mas não se volta contra a tripulação do seu barco. Briga para ter que é essencial, mas não se perde em detalhes que em nada contribuem para um final bem sucedido de todo o esforço empreendido.

A VIÚVA x JEZABEL

A VIÚVA: com somente duas moedinhas

Marcos 12:41-44

Jesus estava observando o comportamento de cada uma das pessoas que entravam no Templo em busca de alcançar o favor de Deus.

O Mestre explicou aos discípulos que a motivação da mulher foi reconhecer a grandeza de Deus, pois deu a Ele tudo o que tinha – deu do que lhe faria falta, pois acreditava que Deus era maior do que tudo. Os outros, entretanto, deram do que estava sobrando, pois mediam o que tinham pela capacidade em conseguir o que possuíam. Não tributavam a Deus o seu estado de prosperidade. Então, nada lhe deviam.

Competência nem sempre á questão de força, riqueza ou conhecimento. A sensibilidade daquela viúva com uma só moeda a tornou mais eficaz do que a multidão de ricos que ali estavam se vangloriando dos seus próprios recursos – mas nada receberam do favor de Deus.

Deus reconheceu que a viúva pobre fez um “investimento” muito mais competente do que todos os ricos que passaram pela porta do Templo naquele dia. O ato daquela mulher a fez rica diante do Criador, que estava pronto a torna-la mais próspera ainda do que qualquer outro contribuinte daquele dia.

JEZABEL: a mulher que queria ser rei

1 Reis 16:29-31; 17:1-2; 18:17-20; 19:1-4

Jezabel era filha de um rei. Etbaal, que servia a deuses cruéis e ditadores. Ela sabia o que era governar pela força e pelo terror. Conhecia as artes do poder pela experiência dentro da casa de seu pai. Ao se casar com o rei de Israel, Acabe, ardia-lhe no coração ter uma corte onde sua posição de rainha pudesse ser demonstrada pelos mesmos parâmetros do reinado paterno.

O restante da história de Jezabel você pode lê rna Bíblia, nos capítulos que se seguem a 1 Reis 19. Não é um final feliz para Jezabel e toda a sua família. Desejando assumir o lugar de seu marido, competindo por uma posição que não era sua, põe tudo a perder. Obviamente Acabe havia falhado em todos os seus compromissos, pois traíra veemente a sua fé, o seu povo e a sua família.

Jezabel fez pior do que seu esposo, o rei Acabe. De fato, em lugar de ajuda-lo a reconquistar posições perdidas, começa a competir com ele, ajudando a destruí-lo. A mulher virtuosa edifica o seu próprio lar, seus negócios, seus relacionamentos, mas a tola tudo destrói com as suas próprias mãos. (Provérbios 14:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário