domingo, 16 de maio de 2010

1a. Virtude: Resumo do Livro: Quem a achará?

1a. VIRTUDE = VALORES


10 – Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!

O QUE ELA É: de valor para si e para os outros; realizadora de sonhos; ativa nos compromissos, buscadora da sua felicidade; perseguidora de autoconhecimento

O QUE ELA FAZ: Desenvolve-se; exerce senso crítico; faz auto-avaliação; aceita mérito ou crítica; alcança recompensa pelo que faz.

Há diversas características positivas que são especialmente ressaltadas na personalidade das mulheres. Tanto nos relacionamentos pessoais quanto no mundo dos negócios, cada vez mais estão acontecendo disputas por pessoas e profissionais bem preparados. O que isto significa? Que aquelas que desenvolvem seus valores de modo a alcançar os seus objetivos de vida se tornam pessoas bem sucedidas.

Mulheres já chegam ao mercado de trabalho com experiência resultante da sua jornada no lar, como filhas, esposas e mães.

Cada vez mais acontece uma procura bem seletiva de uma companheira de vida, uma esposa que possa compor com o homem um lar equilibrado e harmônico. Quem achará esta mulher?

O valor da mulher virtuosa deve ser comparado a algo muito valioso – no caso, o texto de Provérbios 31 refere-se ao valor das finas jóias como parâmetro, como padrão de comparação. Mas, para quem as jóias são valiosas? Para a própria mulher. Mas, quem as escolhe? Certamente, o homem que vai presenteá-la, que deseja provar o valor que ela tem dando-lhe em presente que expresse grandeza, preciosidade, admiração.

As qualidades da mulher virtuosa são reconhecidas à distância. Jóias finas são apreciadas e reconhecidas ao longe. Ali, no seu corpo, as jóias são inscrições que as tornam sempre elogiadas, admiradas, desejadas e também invejadas.

Em nosso mundo globalizado são muitas as exigências, as habilidades e capacitações necessárias para que alguém ocupe uma posição de responsabilidade e de boa remuneração. Estas habilidades e virtudes são as jóias preciosas com que cada pessoa deve buscar ornar a sua própria vida.

A mulher de valor não é passiva, ficando a mercê de um reconhecimento espontâneo. Ela cria a sua própria recompensa, busca o reconhecimento.

EVA x ISABEL

EVA: aquela que escolheu mal por todos nós.

Gênesis 1:27 –28; 2:18; 20-25; 3:1-20

Eva não se deu o valor que o Criador deu a ela. Deus viu em Eva a companheira idônea, capaz, que seria uma conquistadora, “a outra metade de Adão”.

Eva sabia qual era o seu projeto de vida: unir forças ao seu marido, procriarem, encherem a terra de filhos e dominar sobres os animais. Ela estava capacitada por Deus para uma existência de superiores realizações, de permanecer ao lado de seu marido – ao lado, e não abaixo – e ambos realizando a divina ordem de dominar.

Entretanto, Eva envereda-se pela dúvida, e da dúvida para a desobediência ao dar ouvidos às insinuações da serpente.

Deus havia dado ao casal todo o poder necessário para reinarem sobre a terra, mas Eva agora queria reinar sobre os céus, queria ser igual a Deus.

Ao fazer a escolha errada, Eva subverte os valores de Deus na sua vida, arrastando Adão na mesma direção. As conseqüências irão passar para todos os seus descendentes, que haveriam ainda de ser gerados.

A mulher virtuosa não se deixa enganar pela aparência das coisas, ela usa o poder daquilo que lhe é valioso e o aplica para um fim proveitoso em seu lar e em seu trabalho. Seus valores norteiam suas escolhas.

ISABEL: a mulher sábia de um sacerdote

Lucas 1:5-20; 24-25; 39-45

Ao contrário de Eva, Isabel não abriu mão de seus valores. Ela e Zacarias, seu marido, foram orientados para sempre estarem atentos às leis e revelações de Deus.

Zacarias, entretanto, parecia desempenhar o seu ofício, uma tradição familiar, apenas como uma obrigação. Parecia desmotivado, servir no templo era um trabalho para o qual ele não dava o valor devido. Ele recebe a visita de um anjo que lhe anuncia o fato milagroso de que Isabel teria um filho, o sacerdote duvida, pois Isabel era estéril e ambos já estavam velhos. Zacarias fica mudo por duvidar do que o anjo falava.

A partir daí, vemos a reação sábia de Isabel que não duvida do milagre e se prepara, permanecendo em casa e tomando todas as precauções que uma gravidez tardia exige. Isabel é uma mulher virtuosa que dá valor ao que sabe ser um ato de misericórdia da parte de Deus. Isabel foi sábia e acreditou no que estava acontecendo, pois sua fé em Deus era em valor inabalável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário