domingo, 16 de maio de 2010

10a. Virtude: Resumo do Livro - Quem a achará?

10a. VIRTUDE = RELACIONAMENTO

11 – O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.
23 – O seu marido é estimado por todos – é um dos principais cidadãos do lugar.
28 – Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia.

O QUE ELA É: Confiável e boa ouvinte, criteriosa e autoconfiante, positiva e responsável, respeitável e de boa fama.
O QUE ELA FAZ: Escolhe bem e gera produtividade, cultiva relacionamentos, persegue resultados, treina pessoas e promove o outro.

Uma esposa com as características apresentadas neste livro tem um poder de influência sobre o caráter do seu marido, ao ponto de trazer a ele a estima de outras pessoas. A mãe que também assim se destaca, concede aos filhos que eles sejam estimados nos ambientes que freqüentam. È o poder que a virtude tranfere sobre a vida daqueles que nos relacionamos.

Em geral, infelizmente, experimentamos o oposto: por exemplo, o quanto somos contaminados pela murmuração e o mau humor das pessoas à nossa volta, logo, estaremos transmitindo este mesmo espírito, passando adiante uma onda negativa que afeta os relacionamentos que nos envolvem.

Nda varia na firmeza da mulher virtuosa. Se alguém conta com ela, não se decepcionará, pois ela não prejudica quem nela confia. Sua participação em qualquer trabalho conjunto é sempre proativa, construtiva, não pensando em derrubar ou destruir uma pessoa ou o trabalho que outro está fazendo.

No lar, ao dar valor ao seu marido, está semeando o reconhecimento que este terá fora de casa. Um esposo orgulha-se de estar desempenhando bem o seu papel de cônjuge. Comprometido com a esposa, levará uma tremenda vantagem sobre outros que se sentem inseguros, cm sua auto-estima mal alimentada.

NOEMI x MAACA

NOEMI: a sogra que fez a nora ser feliz

Rute 1:14-22; 3:1-6

Rute ficou! E com este gesto ganhou definitivamente o coração de sua sogra. Elas eram duas mulheres viúvas, desprovidas e solitárias.

Noemi era uma pessoa que sabia se relacionar bem com os outros. Conhecedora da lei de Israel, poderia invocar a “lei do cunhado”, que obrigava o parente mais próximo do falecido esposo a se casar com a viúva. Entretanto, não quis impor esta situação a Boaz, parente rico de seu ex-marido, e provavelmente muito mais moço do que ela.

Em lugar de buscar este privilégio par si mesmo, Noemi começa a instruir Rute detalhadamente como agir para que ela se torne a esposa de Boaz. Que situação curiosa: uma ex-sogra ajudando a ex-nora a casar novamente!

E, de fato, Rute aprende a se relacionar com Boaz ouvindo os conselhos da ex-sogra vindo a se casar com ele e tendo um filho, Obede, que veio a se tornar avô do grande rei de Israel, Davi. A recompensa de Noemi é que Rute a convida para criar Obede como neto.

MAACA: a mulher que não soube educar seu filho

2 Samuel 3:2-5

Maaca não soube exercer uma boa influência sobre o filho Absalão. Davi, por outro lado, contribuía com essa situação, pois também se omitia à medida que Absalão cometia mais e mais desatinos.

Davi estava sempre ocupado, envolvido em planos e realizações. Ele iria depender tremendamente da ajuda de cada esposa para poder orientar cada filho, e Maaca não parecia ser um bom exemplo, pois sequer conhecia os princípios da religião judaica.

Aos poucos, Absalão se transforma, primeiro, em assassino matando seu meio-irmão, em seguida usurpador do trono de Davi; depois praticante de imoralidad epública; e finalmente, inimigo armado contra seu pai, vindo a falecer num confornto entre os dois exércitos.

Durante toda esta derrocada, Daí se omite, e Maaca, nada fazia. Não se pode colocar todo o peso dobre a mãe, mas ela estava mais próxima do filho e tinha todo o tempo disponível para estar com Absalão desde a sua infância. Mas a influência que exerceu não foi de prover um melhor relacionamento entre pai e filho.

O grande erro de Maaca foi não aproveitar a oportunidade de intervir na vida de Absalão de modo positivo, construtivo. Em lugar de procurar conhecer mais sobre Israel, o reinado de Davi, o Templo, a arca da aliança e tudo o que envolvia a sua condição de esposa de um rei, voltou-se apenas para a crua realidade que estava à sua volta: seu marido era adúltero e assassino (episódio envolvendo Urias e sua esposa Bate-Seba).

O comportamento errado de Davi foi trazendo um conjunto de conseqüências sobre a vida de seus filhos, mas cada esposa teria que fazer a sua parte para neutralizar esta influência maléfica. Maaca não se apropriou dessa tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário