sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Recursos Didáticos

RECURSOS DIDÁTICOS

Definição: Podem ser definidos como os meios que “servem para estruturar conceitos necessários à compreensão do que está sendo estudado. Isto é, são recursos auxiliares do ensino que facilitam a assimilação da mensagem que se pretende comunicar”.

FIGURAS: Atrair a criança para a figura é atrai-la para a história.
Dicas para confecção e figuras para flanelógrafo:
1. Recortar figuras de livros de histórias bíblicas para crianças, ou desenhar e pintar desenhos com cores vivas.
2. Numerar, no verso da figura atrás de acordo com a seqüência da história.
3. Colar um pedaço de velcro ou lixa atrás no verso da figura.
4. Guardar as figuras em um envelope identificado na frente com o título e o texto a ser ministrado.
5. Organizar os envelopes, com as histórias, de acordo com a ordem que serão apresentadas.
6. Guardar todos os envelopes em uma caixa ou pasta catálogo.
FLANELÓGRAFO: Pode ser confeccionado com madeira ou papelão bem grosso, coberto com flanela ou feltro, onde são aplicados elementos recortados em cartolina e com pequenos pedaços de lixa, colados na parte posterior para garantir a aderência.
Dicas para utilizar o flanelógrafo:
1. Organize as figuras antes de começar a contar a história. Deixe em uma caixa sem tampa para facilitar o acesso.
2. As figuras devem ser apresentadas às crianças e coladas no flanelógrafo com tranqüilidade.
3. Fixe as figuras da esquerda para a direita.
QUADRO DE GIZ: Este recurso oferece muitas possibilidades de uso no desenvolvimento de uma aula, são fáceis de usar e não exigem habilidade especial para usa-los e nem realizações elaboradas.
MURAL: Pode ser de madeira ou papelão, mesmo sendo muito simples, deve ser atraente. A idéia central a ser transmitida deverá sobressair, os elementos devem apresentar harmonia e coerência. O conteúdo deve ser ilustrado, utilizando-se gravuras, fotos, desenhos ou trabalhos feitos pelas próprias crianças.
ÁLBUM SERIADO: Consiste em uma coleção de folhas de papel, em geral de grandes dimensões, dispostas em um cavalete de madeira e presas a ele por meio de parafusos ou ganchos. Nele podem ser escritos roteiros ou coladas fotos e/ou gravuras.
MAQUETE: Pode ser confeccionada utilizando-se diversos materiais: caixas vazias, copos plásticos, palitos, areia, cartolina, dentre outros. Ela deverá ser construída sobre uma prancha de papelão, mesa ou dentro de uma caixa.
QUADRO DE PERGUNTAS: Pode ser confeccionado com papel pardo, folha de álbum seriado ou cartolina e deve ser utilizado no suporte para álbum seriado ou mesmo no quadro-de-giz. Basta desenhar, no papel escolhido, um retângulo dividido em quadrinhos e numerados. Cada número deverá corresponder a uma pergunta que podem ser registradas em fichas pautadas ou cartolina colorida. As crianças deverão responder à pergunta correspondente ao número escolhido por elas.
VARAL DE VERSÍCULOS: É confeccionado utilizando barbante e roupinhas infantis de papel colorido. Em cada roupinha é escrita uma das palavras do versículo a ser memorizado. As roupinhas de papel são distribuídas aleatoriamente e as crianças devem pendurá-las na ordem correta.
PÉTALAS BÍBLICAS: Podem ser confeccionadas com papel crepon, papel seda ou papel ofício. Depois de recortadas devem receber uma pergunta de um lado e um número no outro. Monte a flor no flanelógrafo com velcro ou no quadro-de-giz com fita crepe de duas faces. As crianças tiram as pétalas e respondem às perguntas da pétala retirada.
ÁRVORE DE PAPEL: Pode ser confeccionada com cartolina verde, cartolina marrom e percevejos.
Recortar as folhas em cartolina verde e o tronco da árvore em marrom ou desenhe a árvore sobre uma grande folha de papel.
O tamanho deverá ser determinado de acordo com o espaço a disponível.
A árvore de papel poderá ser utilizada para marcar a data de aniversário das crianças.
Fazer flores de papel com o nome das meninas e as data de aniversário.
Fazer frutos com o nome e aniversário dos meninos.
A cada mês devem ser acrescentados os nomes dos aniversariantes, sem retirar os que já estão afixados.


5. Orientações Gerais para o Líder de Crianças e Juniores

Sugestões e exemplos de atividades dinâmicas

1 - Colocar a criança na situação de um dos personagens.
Ex. Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reações; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (pode ser moedas de chocolate também).

2 - Explorar o conhecimento prévio das crianças.
Ex. Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...

3 - Permitir que participem durante a história.
1. Combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
2. Distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.

4 - Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)
1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.

5 - Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.
2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
3 - Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história. Ex. Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar.

6 - Envolver a comunidade
1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula. Ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..
2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário